bom design
Princípios de um Bom Design

Dieter Rams é um designer industrial alemão, foi responsável por diversos projetos da Braun entre 1961 a 1995. Lá ele desenvolveu rádios, cafeteiras, projetores e diversos outros aparelhos eletrônicos. Sempre foi muito influente no cenário mundial do Design, ficou associado ao conceito do “menos é mais”, pois prefere um estilo mais clean e minimalista. Por isso é uma das grandes influências de designers bem famosos, como Jonathan Ive, designer britânico responsável pelo departamento de Design da Apple, além de ter peças expostas no MoMA.

Na década de 70, introduziu o conceito de desenvolvimento sustentável e de dez princípios para um bom design. Vamos conhecê-los:

1. Bom design é inovador

O desenvolvimento tecnológico irá sempre oferecer novas oportunidades para um design inovador, e o design inovador se desenvolve em conjunto com a tecnologia inovadora, portanto, nunca irá colocar um fim em si mesmo.

2. Bom design faz um produto ser útil

Um produto é comprado para ser usado. Ele tem de satisfazer certos critérios, não só funcionais, mas também psicológicos e estéticos. Bom design enfatiza a utilidade de um produto, ao mesmo tempo que ignora tudo aquilo que vai contra ela.

3. Bom design é estético

Somente objetos bem executados podem ser bonitos. Qualidade estética é fundamental, pois o usuário será afetado diretamente pelo produto que possui.

4. Bom design nos ajuda a entender um produto

O bom design esclarece a estrutura do produto. Ou melhor ainda, ele pode fazer o produto falar: design deve ser autoexplicativo.

5. Bom design é discreto

Um produto não deve ser nem um objeto decorativo e nem uma obra de arte: seu design deve ser neutro e contido, deixando espaço para a auto expressão do usuário.

6. Bom design é honesto

Nunca engane o usuário, o design não deve manipular o consumidor com promessas que não possam ser mantidas.

7. Bom design é durável

O bom design faz o produto durar, transcender o tempo. Ele evita “estar na moda” e, portanto, nunca será antiquado.

8. Bom design se preocupa com os mínimos detalhes

Cuidado e precisão no processo de design demonstram respeito para com o público. Nada deve ser deixado ao acaso.

9. Bom design se preocupa com o meio ambiente

O design deve conservar os recursos ambientais e minimizar a poluição física e visual, durante todo o ciclo de vida do produto.

10. Bom design é menos design

Menos, mas melhor. Porque concentrando-se nos aspectos essenciais, os produtos não estão sobrecarregados com os não-essenciais.


Conheça mais sobre os ensinamentos de Dieter Rams através do documentário RAMS (disponível no Vimeo):