logotipo
O que é um logotipo ideal?

O logotipo é um dos itens de maior relevância dentro de um projeto de identidade visual. Ele é a representação gráfica que identifica a marca de um negócio com o objetivo de diferenciá-la. Ele pode ser desenvolvido de diversos estilos gráficos distintos, pode ter um símbolo, fontes desenhadas exclusivamente, letterings, elementos gráficos, diferentes posições, etc.

Mas além de ser criado de forma estratégica de acordo com as necessidades de cada negócio, deve também ter algumas características para que se conecte melhor com o público da marca.

Para ser eficaz, um logotipo deve ser apropriado tanto na sua forma gráfica quanto em seu conceito, personalidade e sentimentos. Não deve dizer muito, mas o suficiente para ser distintivo e memorável.

Lembre-se que uma identidade visual mal elaborada pode transmitir conceitos equivocados e confusos, que pode prejudicar o relacionamento com seus clientes. Por isso, o processo de desenvolvimento de uma identidade visual demanda muita pesquisa e estratégias para chegarmos num logotipo ideal e bem construído.

Veja as características para um bom logotipo:

Simplicidade

Um logotipo deve ser simples o bastante para ser reconhecido rapidamente e facilmente memorizado. Deve ter um desenho simples, com poucos elementos, construído com formas básicas. Não deve ter detalhes estranhos e puramente ilustrativos.

Porém deve ser incomum o suficiente para criar pregnancia e ser diferente do que já vimos anteriormente.

Poucas cores

Óbvio que isso vai depender de vários fatores, da estratégia do negócio, etc. Mas o fato é que quanto menos cores, mais fácil a memorização de um logotipo. O ideal é usar de 1 a 3 cores.

Ele ainda deve ter um desenho gráfico que proporcione boa legibilidade para também ser aplicado em uma única cor.

Versatilidade

Um logotipo deve possuir flexibilidade suficiente para poder ser aplicado em diferentes tipos de mídias (impressos e digitais), formatos (desde a imagem de perfil em uma rede social até um mega letreiro numa fachada) e materiais diferentes sem perder suas características básicas. Esse dinamismo deve ser considerado desde sua criação, pensando em todos os pontos de contato atuais da marca e também em necessidades futuras.

Adequação

Além das adequações técnicas e estéticas, o logotipo deve seguir um estilo adequado ao tipo de negócio que ele representa. Deve ser pertinente o segmento de mercado ao qual esteja inserido.

Um logotipo ideal para uma marca esportiva deve ser ousado e dinâmico. Para uma marca de moda, já deve ser moderno e elegante. Para um escritório de advocacia deve ser tradicional e sério. Pescou?

Atemporalidade

Um logotipo ideal não deve seguir tendências e modinhas. Ele deve ser construído para ser eficaz por muitos anos. É um investimento de longo prazo, por isso não deve ser feito às pressas nem de qualquer jeito.

Humanização

Deve transmitir um conceito autêntico e original, que proporcione sensações e sentimentos reais. Em consonância com a personalidade e proposta de valor da marca, para ter a capacidade de criar uma conexão única e especial com o público.