header blog branding
Sobre esse tal de Branding…

Branding é um sistema de gerenciamento de marca que objetiva sua construção e fortalecimento. Ocorre por meio de um conjunto de estratégias que visa criar a longo prazo uma marca única no segmento. Vai muito além de uma identidade visual aplicada em todos os pontos de contato da marca. Envolve tudo que confere valores tangíveis e intangíveis para a marca que, quando bem administrados, irá influenciar diretamente no seu faturamento.

Com o “branding” é possível proporcionar experiências positivas, tangíveis e não tangíveis, influenciando na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca.

O branding surgiu por uma necessidade de mercado que exige que cada vez mais as empresas tenham um diferencial forte e relevante para que possam se destacar no meio de tantas outras marcas concorrentes. Seu objetivo é reforçar os vínculos dos públicos de interesse da marca, estabelecendo um alinhamento entre o que a marca promete, o que entrega e a satisfação do publico. Essa tríade cria a reputação da marca e o seu posicionamento.

Posicionamento

Construção da marca na mente do público, como ela é lembrada e percebida, quais as associações que são feitas em relação a ela.

Ao colocarmos uma marca no mercado sem saber quem ela é, qual o seu propósito, com quem ela quer se comunicar, onde ela quer chegar… o público acaba determinando um posicionamento para ela a revelia. O que é um grande risco, pois pode ser uma posição bem equivocada em relação as intenções da marca. Por isso, fazer a construção do branding antes de lançar uma marca, definindo e planejando de forma adequada e profissional todo esse processo é o ideal para garantir uma boa influência dessas percepções e criar uma conexão positiva com o público.

E como se trata de um modelo de gestão, é um processo contínuo e permanente que deve ser cultivado durante toda a vida de uma marca.

“Branding é o conjunto de ações ligadas à administração das marcas. São ações que, tomadas com conhecimento e competência, levam as marcas além da sua natureza econômica, passando a fazer parte da cultura, e influenciar a vida das pessoas. Ações com capacidade de simplificar e enriquecer nossas vidas num mundo cada vez mais confuso e complexo.”

José Roberto Martins