foto_blog_15
O erro do “deixa que eu mesmo faço”

Tão importante quanto a qualidade do seu produto é a comunicação e o marketing. Nessa situação, a frase “a primeira impressão é a que fica” com certeza pode se aplicar a qualquer modelo de negócio.

Pense nos serviços e produtos que você consome. A marca e a comunicação possuem um cuidado especial ou parecem feitas sem planejamento? Com certeza você consegue lembrar de grandes marcas porque foram cuidadosamente planejadas.

Geralmente um pequeno negócio enfrenta grandes desafios, como gastos com abertura de empresa, impostos, entre outros. Com isso, muitos empreendedores acabam deixando de investir ou se preocupar com a comunicação e identidade visual do negócio.

A falta de informação sobre os tipos de serviço oferecidos pelos profissionais de comunicação e os custos reais de projetos leva a crença de que são muito caros e que estão fora do alcance de pequenos empresários. Isso não é verdade.

Falta de verba e conhecimento não são motivos para tratar a comunicação do seu negócio com descaso.

Existem serviços para todos os perfis de negócio, porte de empresa, necessidades especificas e qualidade de projeto.

A comunicação do seu negócio é importante e você precisa de uma marca que realmente converse com o seu perfil de público e seja lembrada.

Todos os recursos para a comunicação de uma empresa são importantes, seja o logotipo, website ou mídias sociais. Por isso, devem ser bem planejados, com o público alvo bem estudado, escolha de plataformas e ferramentas adequadas.

Devem ser acessíveis e adaptáveis a todos os tipos de dispositivos que usamos, como celulares e tablets, imagens leves para serem facilmente carregadas, conteúdo bem diagramado e escrito, amigável e busca do Google e demais ferramentas. Também é importante o uso de uma linguagem que combine com a sua marca e com a qual seu público se identifique e interaja.

Fazer o logotipo da sua empresa por conta própria a fim de economizar pode influenciar negativamente no seu negócio, já que causa impacto na percepção do público sobre a sua marca.

Além disso o “deixa que eu faço” não traz resultados reais a seu negócio.

Talvez você, empreendedor, acredite que consegue dar conta de fazer toda a parte de comunicação, além de focar nas vendas e serviços. Mas você pode estar passando uma impressão diferente da que pretende para os seus clientes e perdendo uma grande chance de realmente colher bons resultados.

Considere a comunicação do seu negócio um investimento, e não como um gasto.

Então, reflita? Como está a comunicação do seu negócio? Sua marca realmente passa aquilo que sua empresa deseja, acredita e faz?

Como seu negócio é visto na internet? De forma amadora ou profissional?

Por José Renato Pedrini

Link original: https://pedrini.com.br/o-erro-do-deixa-que-eu-mesmo-faco/