design
Design não é sobre uso de ferramentas.

Design é antes de mais nada desenvolvimento de projeto. Onde existe um problema e ele será resolvido através de alguma metodologia que resultará em uma solução criativa e inovadora. Também alinhado a questões estéticas, obviamente. Mas tendo a função como prioridade.

No meu entendimento, o fazer design é sobre captar necessidades, percepções e sentimentos e ser capaz de tangibilizá-las em uma imagem gráfica.

O bom profissional de design precisa estudar e ter conhecimento em diversas disciplinas distintas como psicologia, semiótica, antropologia, estética, teorias da comunicação, marketing, etc… Isso sem contar na imersão no universo / assunto do cliente para o qual estamos desenvolvendo determinado projeto.

Somente estudar softwares como Illustrator, Photoshop, Corel, Afinity, Cinema 4D , etc jamais será suficiente.

Além disso, o modelo / marca de computador, o monitor de sei lá quantas polegadas, a licença do software X ou Y, enfim… isso também nunca vai garantir um lindo e bom projeto de design como resultado.

Da mesma forma que não basta para um fotógrafo ter a câmera fotográfica mais profissional do universo e só por isso conseguir belas fotos. Ou para um Chef ter a cozinha mais bem equipada do mundo e só por isso ele ser capaz de cozinhar os mais saborosos pratos. Não é o bastante!

Claro que ter boas ferramentas é importante e otimiza a produção. Mas de nada adianta investir muito $$$ em ferramentas e nada em conhecimento. #ficaadica

O diferencial e o valor de um profissional está no seu conhecimento, no seu repertório, e o que ele é capaz de produzir com esse conhecimento.